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segunda-feira, 12 de março de 2007

A PHD(eusa)


Da concepção de mundo ao mundo concebido: divergências ideológicas enquanto hegemonia política

Francisco Carlos de Mattos¹
Ou você concorda com alguns poucos pensamentos de seu interlocutor e, assim, faz dele um parceiro de discussões, tendo a oportunidade de crescer com ele no que se refere aos temas debatidos ou prepare-se para contestá-lo a todo momento, como se estivesse numa arena de lutas inglórias.. Assim aconteceu numa manhã de 3ª feira, em outubro de 2006, quando repentinamente a supervisora escolar surtou de tal maneira, que começou a agredir o coordenador da área de Humanas, que produzia, no computador da sala dos professores, um cartaz para os seus pares.
_Colega, você não está fazendo nada como coordenador! Diz prá mim: o que você está fazendo? Diz?
_Nada que você queira que eu faça e tudo que eu penso que deva ser feito.
Retrucou, ainda, calmamente o professor. Pode-se pensar, que a postura tomada pela supervisora passa pelo campo da imposição ideológica. Ela pensa que sabe todos os mecanismos, o caminho da eficiência para executar as tarefas de coordenação pedagógica. Querer que o outro faça aquilo que você faria se estivesse no lugar dele, é uma maneira de poder concordar com Gramsci (1991: 48), quando diz que “é possível dizer que o homem é essencialmente ´político`, já que a atividade para transformar e dirigir conscientemente os homens realiza a sua ´humanidade`, a sua ´natureza humana`.
Diante desse quadro, pode-se afirmar que a atitude tomada por aquela profissional, com a divergência ideológica quanto a um determinado tema, tinha o sentido de imposição política de uma idéia, a hegemonia neste campo. Esta reflexão faz com que se possa resgatar a máxima de Kant - “atue de tal maneira que a tua conduta possa tornar-se, em condições similares, uma norma para todos os homens”- (Gramsci, op cit: 59), para ratificar a atitude da supervisora.
Segundo o filósofo italiano “a máxima kantiana pode ser considerada como um truísmo, já que é difícil encontrar alguém que não atue acreditando encontrar-se nas condições em que todos atuariam como ele. Quem rouba por fome acredita que quem tem fome também roubaria; quem mata a mulher infiel acredita que todos os maridos traídos deveriam matar, etc.” (60).
Enfim, o que se pretende, é reafirmar que a fome que se tem é de caminhar com as próprias pernas, conquistar autonomia intelectual e depois construir a própria prática. Dificilmente se vê em outra profissão o que já é praxe em educação. Não se concebe que um ortopedista diga que trataria o problema de pele de um suposto paciente, bem melhor que o seu colega dermatologista.
Resumindo, não se pretendeu nessas poucas linhas fazer apologias ao ato covarde de se fugir do embate, da discussão, do debate. Acredita-se que divergências ideológicas são caminhos riquíssimos para o crescimento intelectual; entretanto, imposições de idéias são inaceitáveis. Na verdade, os ânimos se complicam não pelo que se diz, mas como se diz.. °°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Referência Bibliográfica
GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história.[Tradução de Carlos Nelson COUTINHO]. 9. ed.- Rio de janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1991.




1.Mestre em Educação pela UERJ, o autor é docente e Orientador Educacional da Rede Pública do Município de Cabo Frio – Rio de Janeiro, professor na Faculdade de Educação Silva Serpa (FASS), em São Pedro da Aldeia, lecionando Gestão da Unidade Escolar I e II e TCC II, nos 5º e 6º períodos do curso de Pedagogia, especialização em Gestão Escolar e, atualmente, exerce o cargo de Chefe de Serviço de 5ª a 8ª séries, Ensino Médio e EJA da Divisão de Orientação Educacional, da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio.


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