Pages

segunda-feira, 12 de março de 2007

A PHD(eusa)


Da concepção de mundo ao mundo concebido: divergências ideológicas enquanto hegemonia política

Francisco Carlos de Mattos¹
Ou você concorda com alguns poucos pensamentos de seu interlocutor e, assim, faz dele um parceiro de discussões, tendo a oportunidade de crescer com ele no que se refere aos temas debatidos ou prepare-se para contestá-lo a todo momento, como se estivesse numa arena de lutas inglórias.. Assim aconteceu numa manhã de 3ª feira, em outubro de 2006, quando repentinamente a supervisora escolar surtou de tal maneira, que começou a agredir o coordenador da área de Humanas, que produzia, no computador da sala dos professores, um cartaz para os seus pares.
_Colega, você não está fazendo nada como coordenador! Diz prá mim: o que você está fazendo? Diz?
_Nada que você queira que eu faça e tudo que eu penso que deva ser feito.
Retrucou, ainda, calmamente o professor. Pode-se pensar, que a postura tomada pela supervisora passa pelo campo da imposição ideológica. Ela pensa que sabe todos os mecanismos, o caminho da eficiência para executar as tarefas de coordenação pedagógica. Querer que o outro faça aquilo que você faria se estivesse no lugar dele, é uma maneira de poder concordar com Gramsci (1991: 48), quando diz que “é possível dizer que o homem é essencialmente ´político`, já que a atividade para transformar e dirigir conscientemente os homens realiza a sua ´humanidade`, a sua ´natureza humana`.
Diante desse quadro, pode-se afirmar que a atitude tomada por aquela profissional, com a divergência ideológica quanto a um determinado tema, tinha o sentido de imposição política de uma idéia, a hegemonia neste campo. Esta reflexão faz com que se possa resgatar a máxima de Kant - “atue de tal maneira que a tua conduta possa tornar-se, em condições similares, uma norma para todos os homens”- (Gramsci, op cit: 59), para ratificar a atitude da supervisora.
Segundo o filósofo italiano “a máxima kantiana pode ser considerada como um truísmo, já que é difícil encontrar alguém que não atue acreditando encontrar-se nas condições em que todos atuariam como ele. Quem rouba por fome acredita que quem tem fome também roubaria; quem mata a mulher infiel acredita que todos os maridos traídos deveriam matar, etc.” (60).
Enfim, o que se pretende, é reafirmar que a fome que se tem é de caminhar com as próprias pernas, conquistar autonomia intelectual e depois construir a própria prática. Dificilmente se vê em outra profissão o que já é praxe em educação. Não se concebe que um ortopedista diga que trataria o problema de pele de um suposto paciente, bem melhor que o seu colega dermatologista.
Resumindo, não se pretendeu nessas poucas linhas fazer apologias ao ato covarde de se fugir do embate, da discussão, do debate. Acredita-se que divergências ideológicas são caminhos riquíssimos para o crescimento intelectual; entretanto, imposições de idéias são inaceitáveis. Na verdade, os ânimos se complicam não pelo que se diz, mas como se diz.. °°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Referência Bibliográfica
GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história.[Tradução de Carlos Nelson COUTINHO]. 9. ed.- Rio de janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1991.




1.Mestre em Educação pela UERJ, o autor é docente e Orientador Educacional da Rede Pública do Município de Cabo Frio – Rio de Janeiro, professor na Faculdade de Educação Silva Serpa (FASS), em São Pedro da Aldeia, lecionando Gestão da Unidade Escolar I e II e TCC II, nos 5º e 6º períodos do curso de Pedagogia, especialização em Gestão Escolar e, atualmente, exerce o cargo de Chefe de Serviço de 5ª a 8ª séries, Ensino Médio e EJA da Divisão de Orientação Educacional, da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio.


Postar um comentário

Compenetrado para 2010

Compenetrado para 2010
Visto pela webCam

EU, COMPENETRADO!

EU, COMPENETRADO!

Eu_pela_camara_do_celular

Eu_pela_camara_do_celular

EUNAPAZ

EUNAPAZ
SORRISO É O ESPELHO DA ALMA.

EU

DE PÉ E À ORDEM... SEMPRE!

"PROF, FRANCISCO MATTOS OE DO ALFREDO CASTRO E MÁRCIA FRANCESCONI

ENCONTRO DE MAÇONS

ENCONTRO DE MAÇONS

PANÓPTICO VIRTUAL

Boca da Barra - CF

Boca da Barra - CF

Serra do Rio Rastro (http://www.panoramio.com/photo/752018)

Serra do Rio Rastro (http://www.panoramio.com/photo/752018)
O VERDE É LINDO!
Loading...

Arquivo do blog