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sexta-feira, 24 de julho de 2009

Gestão Escolar - Introdução

O conceito de Gestão Escolar - relativamente recente - é de extrema importância, na medida em que desejamos uma escola que atenda às atuais exigências da vida social: formar cidadãos, oferecendo, ainda, a possibilidade de apreensão de competências e habilidades necessárias e facilitadoras da inserção social. Para fim de melhor entendimento, costuma-se classificar a Gestão Escolar em 3 áreas, funcionando interligadas, de modo integrado ou sistêmico:
Gestão Pedagógica
Gestão de Recursos Humanos

Gestão Administrativa
Gestão Pedagógica
/// Gestão de Recursos Humanos/// Gestão Administrativa
1. Gestão Pedagógica
É o lado mais importante e significativo da gestão escolar.
Cuida de gerir o área educativa, propriamente dita, da escola e da educação escolar.Estabelece objetivos para o ensino, gerais e específicos. Define as linhas de atuação, em função dos objetivos e do perfil da comunidade e dos alunos. Propõe metas a serem atingidas. Elabora os conteúdos curriculares. Acompanha e avalia o rendimento das propostas pedagógicas, dos objetivos e o cumprimento de metas. Avalia o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo.
Suas especificidades estão enunciadas no Regimento Escolar e no Projeto Pedagógico (também denominado Proposta Pedagógica) da escola. Parte do Plano Escolar (ou Plano Político Pedagógico de Gestão Escolar) também inclui elementos da gestão pedagógica: objetivos gerais e específicos, metas, plano de curso, plano de aula, avaliação e treinamento da equipe escolar.
O Diretor é o grande articulador da Gestão Pedagógica e o primeiro responsável pelo seu sucesso. É auxiliado nessa tarefa pelo Coordenador Pedagógico (quando existe).
2. Gestão Administrativa
Cuida da parte física (o prédio e os equipamentos materiais que a escola possui) e da parte institucional (a legislação escolar, direitos e deveres, atividades de secretaria).
Suas especificidades estão enunciadas no Plano Escolar (também denominado Plano Político Pedagógico de Gestão Escolar, ou Projeto Pedagógico) e no Regimento Escolar.
2. Gestão de Recursos Humanos
Não menos importante que a Gestão Pedagógica, a gestão de pessoal - alunos, equipe escolar, comunidade) constitui a parte mais sensível de toda a gestão.
Sem dúvida, lidar com pessoas, mantê-las trabalhando satisfeitas, rendendo o máximo em suas atividades, contornar problemas e questões de relacionamento humano fazem da gestão de recursos humanos o fiel da balança - em termos de fracasso ou sucesso - de toda formulação educacional a que se pretenda dar consecução na escola.
Direitos, deveres, atribuições - de professores, corpo técnico, pessoal administrativo, alunos, pais e comunidades - estão previstos no Regimento Escolar.
Quando o Regimento Escolar é elaborado de modo equilibrado, não tolhendo demais a autonomia das pessoas envolvidas com o trabalho escolar, nem deixando lacunas e vazios sujeitos a interpretações ambíguas, a gestão de recursos humanos se torna mais simples e mais justa.
A organização acima - gestões pedagógica, administrativa e de recursos humanos - correspondem a uma formulação teórica, explicativa, pois, na realidade escolar, as três não podem ser separadas mas, isto sim, devem atuar integradamente, de forma a garantir a organicidade do processo educativo.

Referência bibliográfica:
Disponível em http://www.conteudoescola.com.br. Por Conteúdoescola - 21 de julho de 2004. Acesso e captura em 24/7/2009.

Um comentário:

Sandra disse...

Ooooiii meu amigo. Estou um tantinho zangada contigo. Esqueceu dos seus amigos arteblogueiros né. Mas eu compreendo essa nossa correria toda. Eu mesma, esto trabalhando na capital SP (fica uns cem km da minha cidade - indo e vindo todos os dias de fretado - quase três horas de viagem pela manhã e mais outro tanto à tarde). Quando chego em casa, estou até meio sem forças.
Mas, enfim, estou aqui pra te dizer olá, te deixar um abraço e pedir pra nos fazer uma visitinha - kkkk.
Antes de ir, quero deixar uma palavrinha sobre este texto. Eu trabalho com administração de pessoal há muiiiito tempo e ainda não vi um RH que consiga ser "bem" equilibrado (tem gente errada no lugar errado - ou pouca gente com atividades demais etc etc). Mas uma coisa é certa: se não houver autonomia, delegação e respeito, todo o resto irá por água abaixo.
Um graaaaannnnde abraço.
Sandra
www.entreartes.arteblog.com.br

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