DOUTOR FULANO DE TAL
01/03/21
Francisco Carlos de Mattos
Doutores são assim chamados, pois fizeram um Curso de DOUTORADO.
Mestres também, nessa mesma vibe, por terem feito MESTRADO.
Muitas pessoas que conseguiram trilhar por esses espaços acadêmicos não desenvolveram sentimentos de arrogância por conta disso. Muito ao contrário, são a simplicidade em pessoa e quem, talvez por acaso, descobre que elas são doutores ou mestres, demonstram ares de espanto ao saberem disso.
SOU O DOUTOR FULANO DE TAL
Em terra de analfabetismo vergonhoso, quem sabe, pelo menos, mal e porcamente, ler algumas palavras, formando frase e escrever algumas mal traçadas linhas, é DOUTOR.
Pasmem, até ex-jogador de futebol que dá sequência às suas atividades profissionais, mesmo sem ter estudado o suficiente, como técnico de futebol, nessas terras tupiniquins, é chamado de PROFESSOR.
A arrogância é tão grande, tão doentia que se acham os supra-sumos, as últimas bolachas do pacote; mas quando no serviço público são enquadrados como trabalhadores comuns, quando passam a ser mais um número (a matrícula) numa folha de pagamento e não recebem os seus salários, perguntam, ainda com certa arrogância, por quê os profissionais da educação recebem antes deles.
É bom que se deixe bem claro, que não existe pretensão de comparação sobre o fazer profissional de cada um citado aqui nessa reflexão.
Alguém gostaria de responder?
CURSOS ACADÊMICOS BEM DIFERENTES E FORMAÇÃO TAMBÉM
É possível afirmar que este subtítulo já traz intrínsecas algumas respostas para a questão acima.
As matrizes curriculares de todo o curso de Formação de Professores trazem, sempre presentes, preocupações com um olhar bem aprofundado do contexto mais amplo.
Os filosófico, histórico, social, político, cultural são campos imprescindíveis para uma excelente formação profissional.
Nessa linha de formação, construímos o entendimento das relações entre patrões e empregados e do quanto devemos ser orgânicos, numa perspectiva gramsciana.
Entendemos que sozinhos não somos nada e ninguém e que precisamos, elo a elo, nos transformar numa corrente firme e forte.
Por quê os Profissionais da Educação recebem antes das demais categorias profissionais? Porque têm um SINDICATO FORTE E VÃO À LUTA! É só por isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário