O conceito de Gestão Escolar - relativamente recente - é de extrema importância, na medida em que desejamos uma escola que atenda às atuais exigências da vida social: formar cidadãos, oferecendo, ainda, a possibilidade de apreensão de competências e habilidades necessárias e facilitadoras da inserção social. Para fim de melhor entendimento, costuma-se classificar a Gestão Escolar em 3 áreas, funcionando interligadas, de modo integrado ou sistêmico:
Gestão Pedagógica
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Administrativa
Gestão Pedagógica/// Gestão de Recursos Humanos/// Gestão Administrativa
1. Gestão Pedagógica
É o lado mais importante e significativo da gestão escolar.
Cuida de gerir o área educativa, propriamente dita, da escola e da educação escolar.Estabelece objetivos para o ensino, gerais e específicos. Define as linhas de atuação, em função dos objetivos e do perfil da comunidade e dos alunos. Propõe metas a serem atingidas. Elabora os conteúdos curriculares. Acompanha e avalia o rendimento das propostas pedagógicas, dos objetivos e o cumprimento de metas. Avalia o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo.
Suas especificidades estão enunciadas no Regimento Escolar e no Projeto Pedagógico (também denominado Proposta Pedagógica) da escola. Parte do Plano Escolar (ou Plano Político Pedagógico de Gestão Escolar) também inclui elementos da gestão pedagógica: objetivos gerais e específicos, metas, plano de curso, plano de aula, avaliação e treinamento da equipe escolar.
O Diretor é o grande articulador da Gestão Pedagógica e o primeiro responsável pelo seu sucesso. É auxiliado nessa tarefa pelo Coordenador Pedagógico (quando existe).
2. Gestão Administrativa
Cuida da parte física (o prédio e os equipamentos materiais que a escola possui) e da parte institucional (a legislação escolar, direitos e deveres, atividades de secretaria).
Suas especificidades estão enunciadas no Plano Escolar (também denominado Plano Político Pedagógico de Gestão Escolar, ou Projeto Pedagógico) e no Regimento Escolar.
2. Gestão de Recursos Humanos
Não menos importante que a Gestão Pedagógica, a gestão de pessoal - alunos, equipe escolar, comunidade) constitui a parte mais sensível de toda a gestão.
Sem dúvida, lidar com pessoas, mantê-las trabalhando satisfeitas, rendendo o máximo em suas atividades, contornar problemas e questões de relacionamento humano fazem da gestão de recursos humanos o fiel da balança - em termos de fracasso ou sucesso - de toda formulação educacional a que se pretenda dar consecução na escola.
Direitos, deveres, atribuições - de professores, corpo técnico, pessoal administrativo, alunos, pais e comunidades - estão previstos no Regimento Escolar.
Quando o Regimento Escolar é elaborado de modo equilibrado, não tolhendo demais a autonomia das pessoas envolvidas com o trabalho escolar, nem deixando lacunas e vazios sujeitos a interpretações ambíguas, a gestão de recursos humanos se torna mais simples e mais justa.
A organização acima - gestões pedagógica, administrativa e de recursos humanos - correspondem a uma formulação teórica, explicativa, pois, na realidade escolar, as três não podem ser separadas mas, isto sim, devem atuar integradamente, de forma a garantir a organicidade do processo educativo.
Referência bibliográfica:
Disponível em http://www.conteudoescola.com.br. Por Conteúdoescola - 21 de julho de 2004. Acesso e captura em 24/7/2009.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)
Compenetrado para 2010
EU, COMPENETRADO!
Eu_pela_camara_do_celular
EUNAPAZ
EU
DE PÉ E À ORDEM... SEMPRE!
ENCONTRO DE MAÇONS
PANÓPTICO VIRTUAL
Boca da Barra - CF
Serra do Rio Rastro (http://www.panoramio.com/photo/752018)
Arquivo do blog
- mai. 19 (1)
- mai. 02 (2)
- abr. 05 (2)
- mar. 27 (1)
- mar. 26 (1)
- mar. 25 (1)
- mar. 24 (6)
- dez. 05 (2)
- out. 11 (1)
- set. 19 (1)
- ago. 29 (1)
- mar. 15 (1)
- mar. 14 (1)
- mar. 03 (7)
- jan. 02 (1)
- nov. 02 (1)
- jul. 10 (1)
- mai. 13 (1)
- out. 20 (1)
- jan. 19 (7)
- fev. 10 (1)
- mar. 25 (2)
- mar. 06 (1)
- mar. 02 (2)
- fev. 16 (1)
- fev. 14 (1)
- fev. 13 (1)
- fev. 12 (2)
- nov. 02 (1)
- out. 10 (1)
- set. 29 (1)
- jul. 19 (1)
- jul. 18 (1)
- ago. 29 (1)
- ago. 26 (1)
- ago. 22 (1)
- jul. 24 (1)
- mai. 10 (1)
- mai. 04 (1)
- mai. 01 (1)
- abr. 28 (1)
- abr. 26 (2)
- abr. 21 (1)
- abr. 20 (1)
- abr. 18 (1)
- mar. 18 (1)
- mar. 16 (1)
- mar. 08 (1)
- fev. 28 (2)
- fev. 27 (1)
- fev. 26 (2)
- jan. 23 (1)
- jan. 21 (1)
- jan. 19 (1)
- jan. 10 (2)
- nov. 18 (1)
- nov. 10 (1)
- nov. 04 (1)
- out. 28 (1)
- out. 25 (3)
- out. 06 (1)
- set. 12 (1)
- set. 09 (2)
- set. 04 (1)
- set. 02 (1)
- ago. 21 (1)
- ago. 01 (1)
- jul. 08 (1)
- jul. 06 (1)
- jun. 10 (1)
- jun. 07 (1)
- jun. 03 (1)
- mai. 28 (1)
- mai. 25 (2)
- mai. 21 (1)
- mai. 17 (1)
- mai. 11 (1)
- mai. 06 (1)
- mai. 05 (1)
- abr. 23 (1)
- abr. 22 (1)
- abr. 21 (1)
- abr. 20 (1)
- abr. 15 (1)
- abr. 12 (1)
- abr. 11 (1)
- abr. 10 (1)
- abr. 08 (2)
- abr. 06 (1)
- abr. 05 (1)
- abr. 03 (1)
- mar. 31 (4)
- mar. 29 (1)
- mar. 28 (2)
- mar. 20 (1)
- mar. 12 (1)
- mar. 11 (1)
- mar. 10 (1)
- mar. 09 (1)
- mar. 01 (1)
- fev. 25 (1)
- fev. 22 (1)