Pages

quarta-feira, 18 de março de 2009

SOBRE CONSELHO TUTELAR, TUTELA DO CONSELHO E DA ERRÔNEA CONCEPÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Francisco Carlos de Mattos
INTRODUÇÃO

Este texto, que aqui denominamos de texto-relatorio, é fruto de um diálogo mantido com uma colega orientadora educacional, quando da visita à Divisão desse serviço, para alguns norteamentos das suas ações na unidade escolar que lhe fora reservada.
Causou-lhe grande espanto, que, após uma atividade tão interessante para a tríplice (cognitiva, afetiva e psicomotora) formação dos pequeninos educandos, alguns pais fossem ter a equivocada atitude que tiveram sem ter buscado explicações/orientações a quem e onde de direito, ou seja, com a professora, a direção, na escola.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), que prevê em seu Art.53 que a "criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania (...)", sustenta e norteia a ação pedagógica, tal qual foi executada pela profissional em questão. Se em casa a criança não é estimulada a desenvolver hábitos saudáveis em todas as instâncias possíveis da vida, onde os pais, com suas descabidas atitudes protecionistas, fazem um grande mal, pensando o contrário, há que se entender determinados comportamentos de alguns responsáveis. Ainda bem que esses são minoria. A porcentagem significativamente importante à escola, é o que nos interessa.
DEPOIS DE AMANHÃ
Amanhã (Composição de Guilherme Arantes)
Amanhã
Será um lindo dia
Da mais louca alegria
Que se possa imaginar
Amanhã
Redobrada a força
Pra cima que não cessa
Há de vingar

O dia seguinte seria de muitas atividades e alegria, pois a professora anunciara recorte e colagem (não como simples atividade mecânica, mas, minuciosamente pensada para a produção de saberes) . Foram para as suas casas saltitantes, sorrisos abertos estampados nos rostos, alguns já querendo dormir para que o dia seguinte chegasse mais rápido.
Em casa também, a professora, que não consegue se descaracterizar assim tão facilmente para assumir os seus papéis de mãe e esposa, imaginava detalhes para enriquecer a atividade do dia seguinte.
- Mamãe, posso brincar um pouco com minhas bonequinhas? - Pergunta-lhe a filha de quatro anos, trazendo-lhe à realidade.
- Claro minha filha; mas, quando acabar de brincar o que você tem que fazer?
- Guardar as bonecas no cantinho delas.
- Eureka!!! - Exclama, de súbito, a mãe-professora.
- O que a senhora disse, mamãe? - Perguntou a menina sem entender a reação da mãe.
- Nada minha filha, nada! Você deu uma boa idéia para mamãe, viu?
E o amanhã chegou... 07:00 horas, a professora no portão recebendo os seus pimpolhos. A sala já organizada e limpa, preocupação próxima de uma doença da "tia" (mesmo que politicamente incorreto, piagetianamente errôneo, esta caracterização ainda vai acompanhar a professora por muito tempo!), lá estava ela preparada para receber os alunos que, com certeza, iriam "deitar e rolar" com suas criatividades, experienciar coisas novas, aprender de forma prazerosa.
Explicado como seria feito, a turma foi organizada em duplas e trios em função do número de alunos, que normalmente conta com, no máximo, 25 crianças.
Iniciados os trabalhos, a previsão se materializava com a transformação da sala de aula. Quem passasse próximo, distinguiria verdadeira bagunça e não um serviço planejado; mas, lá dentro a produção era intensa e se havia alguma baderna, pode-se afirmar que todas as nunces desse, digamos, quiprocó pedagógico, tenha sido meticulosamente tencionado.

NOÇÕES DE CIDADANIA: AMBIENTE LIMPO NÃO É O QUE MAIS SE LIMPA, MAS O QUE MENOS SE SUJA OU O DIA DEPOIS DE AMANHÃ .

Esse dia de aula iria de alguma maneira entrar em contradição com o adágio popular, primeiro complemento do sub-título acima. A sala de aula estava limpa e arrumada e terminou, já se esperava, repleta de papéis picados.
- Se a gente encontra um lugar limpo, deve procurar mantê-lo dessa forma; mas, se por algum motivo, sujarmos, devemos limpá-lo!
Assim a professora, lembrando de sua filha, se pronunciou ao finalizar a atividade . Animadas, as crianças munidas de vassouras, pá e lixeira, em mutirão, deixaram a sala, de novo, um brinco.
No dia seguinte a escola recebe uma intimação do Conselho Tutelar, pois alguns pais entenderam que os seus filhos foram obrigados a desenvolver um trabalho escravo.
Durma-se com um barulho desse!
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA). Lei Federal nº 8069, de 13/07/1990.

segunda-feira, 16 de março de 2009

A SERPENTE E A CADELA (CADÊ ELA?)

Francisco C. de Mattos
16 de março de 2009
O uísque é o melhor amigo do homem.
É o cachorro engarrafado (Vinícius de Moraes)
As notícias do mundo animal no G1.globo.com, na página Planeta Bizarro, foi uma cachorrada só.
Os temas caninos foram interessantes e exaltavam a maneira carinhosa com que indústrias de alimentos para esses animais, o ramo hoteleiro, artistas que usaram penas de aves mortas (papagaios, pavões) para dar uma embelezada nos bichinhos, tratam os chamados amigo do homem. Até um ousado cachorro "ladrão" roubando um osso, foi motivo de enquadre nesse assim denominado "um dia de cão".
As empresas lançaram um bolo para cachorro nos EUA. Também neste país, foi construído um hotel no formato desse quadrúpede.
O noticiário termina com uma matéria em que só faltava dizer que, depois de se enfeitar com as plumas das aves, de ter participado de uma festa no hotel no formato dos seus iguais, para roer o osso roubado pelo cão malandro, uma fêmea tenha encontrado outra de espécie diferente, que, envenenada de tanta inveja, fez a seguinte maldade com a bichinha.
Triste fim de Bindi!

domingo, 8 de março de 2009

À MULHER O QUE É DA MULHER!!!

- Nenhum escrito nem em prosa nem em poesia... nenhuma homenagem por parte desse estúpido, que, vez em quando, aparece com uma conversa fiada, dizendo maravilhas da mulher, seja da que o gerou ou da que gerou os seus filhos.

Alguém deve ter pensado dessa forma, principalmente os que me visitam constantemente. Eu diria, que o tempo não me permitiu um preito não somente a essas duas mulheres, que muito me marcaram e marcam, mas a todas as mulheres desse mundo, pois sem elas, não estaríamos aqui. Confesso que a falta de tempo é decorrente dos paparicos que fiz ao longo do dia àquela que gerou os meus filhos, a que me atura durante, mais ou menos, 24 anos.

Agora que me sobrou um tempinho e que pude acessar a internet, é que venho aqui dizer a todas as mulheres, que não importa se não lhes fiz uma homenagem no início do dia e só agora, às 22:09h, é que o faço. Espero ter todos os dias para poder mostrar a minha veneração a esses seres humanos imprescindíveis, profundamente necessários.
Um beijo no coração de todas e que Deus as ilumine sempre!!


Compenetrado para 2010

Compenetrado para 2010
Visto pela webCam

EU, COMPENETRADO!

EU, COMPENETRADO!

Eu_pela_camara_do_celular

Eu_pela_camara_do_celular

EUNAPAZ

EUNAPAZ
SORRISO É O ESPELHO DA ALMA.

EU

DE PÉ E À ORDEM... SEMPRE!

"PROF, FRANCISCO MATTOS OE DO ALFREDO CASTRO E MÁRCIA FRANCESCONI

ENCONTRO DE MAÇONS

ENCONTRO DE MAÇONS

PANÓPTICO VIRTUAL

Boca da Barra - CF

Boca da Barra - CF

Serra do Rio Rastro (http://www.panoramio.com/photo/752018)

Serra do Rio Rastro (http://www.panoramio.com/photo/752018)
O VERDE É LINDO!

Arquivo do blog